Património Religioso
Igreja Matriz de Santa Bárbara
Com a criação da Freguesia e a perspetiva da criação da Paróquia, era necessário erigir uma nova Igreja, dado que a existente não tinha dignidade para Matriz. O Padre Marcelino, cuja memória ainda hoje perdura, lançou a ideia, a qual toda a população abraçou, e foi então encarregado o Arquiteto Lucínio Guia da Cruz de elaborar o respetivo projeto.
A primeira pedra foi lançada a 16 de Agosto de 1956, presidindo o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Foi este Prelado que, cinco anos depois, mais precisamente a 13 de Agosto de 1961, no meio de grande alegria e júbilo da população da nova Freguesia, inaugurou e sagrou a nova Igreja de Santa Bárbara, a primeira construção religiosa moderna a ser construída no Concelho da Lourinhã.
O interior é de grandes dimensões, tipo salão. O altar-mor encontra-se em piso superior à nave, a mesa eucarística é em mármore escuro e na parede de fundo distingue-se um grande mosaico com a imagem de Santa Bárbara.
A característica inovadora na construção desta Igreja nota-se na frontaria. A entrada principal em plano recuado é ladeada por 2 portas laterais que dão para o restante corpo da Igreja. Sobre aquela e acompanhando todo o comprimento da fachada, prolonga-se para além dela uma pala, que vai rodear a alta torre sineira no lado esquerdo. Interpondo-se no lado contrário estão uma alta cruz sobre a porta e ocupando quase toda a fachada, uma grande abertura de grelhagem que dá iluminação ao interior do Templo.
Centro Paroquial da Marquiteira
A primitiva Igreja, dedicada a Santa Bárbara, é uma construção seiscentista que foi erguida na zona mais antiga da Marquiteira, sendo que esta ficava no centro geográfico e era a única povoação que possuía Igreja naquele tempo.
Atualmente é composta por três naves longitudinais, capela-mor quadrangular e sacristia adoçada a norte pela capela-mor. As paredes são de alvenaria de pedra revestidas em argamassa pobre caiada, enquanto as coberturas são constituídas por uma estrutura de madeira revestida por telha cerâmica. A nave central é suportada por arcos de volta perfeita e a capela-mor apresenta uma cobertura em abóbada de berço. A fachada tem tímpano triangular e sobre a porta principal há um janelão com cantarias, possivelmente do século XVIII.
Este imóvel ficou subjacente a sucessivas remodelações que alteraram por completo a sua traça original. Mantendo como estrutura original somente a capela-mor, arco triunfal e o coro, a Igreja sofreu profundas alterações aquando da passagem da aldeia de Santa Bárbara a Freguesia, em 1952. Em 1961, quando a nova Igreja Matriz é inaugurada, a antiga Igreja deixa de estar associada ao culto para se transformar em centro recreativo, sendo desmontados os altares e colocados na capela-mor. Esta deixa de ser centro recreativo quando dirige a Paróquia o Padre Luís da Costa, nos anos 80 até ao fim do séc. XX.
Existia uma Confraria ou Irmandade de Santa Bárbara, com avultados bens e confrades espalhados por todo o Concelho da Lourinhã, e ainda pelo de Torres Vedras. Apesar da Confraria ou Irmandade de Santa Bárbara já não ter existência legal, a Marquiteira continua a festejar a sua Padroeira no dia 4 de dezembro de cada ano, dia em que se comemora a advogada dos artilheiros e é invocada contra as trovoadas, juntando-se nesta povoação muitas centenas de pessoas vindas do mais diversos locais.
Igreja de São Sebastião
Igreja solenemente inaugurada pelo Cardeal Patriarca D. António Ribeiro a 20 Agosto de 1995. O lançamento da primeira pedra teve lugar a 24 Agosto de1988, cujo projeto é do Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado.
A Igreja é moderna, com fachada enquadrada por jardim e anexos, sacristia e sala de reuniões. Segue o traçado característico das Igrejas tipo salão. No seu interior, o altar-mor encontra-se em plano superior com pequena escadaria de três degraus de pedra, com planos de recorte. O piso é em mosaico e as paredes revestidas com lambril de azulejo. A iluminação interior é feita por óculo circular sobre a porta principal e por duas janelas laterais com vidros coloridos.
Igreja de Santo Amaro
O templo foi inaugurado a 27 Setembro de 1992 pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, e foi construído sob o projeto do Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado.
A Igreja possui uma forma quadrangular e um pouco alongada, com acesso por um átrio alpendrado, formando um todo. A fachada eleva-se sobre o telhado, terminando em forma triangular, onde num esquadro de ferro foi colocado o sino.
O interior insere-se no tipo salão, de piso de tijoleira. O altar-mor está em plano superior e a mesa eucarística é sustentada por 2 colunas laterais. Na parede lateral abre-se uma pequena capela, com fundo envidraçado onde se encontra o Padroeiro.
Imagem de Santa Bárbara
No pequeno jardim do cruzeiro da Marquiteira, para assinalar o cinquentenário da criação da Freguesia e Paróquia, foi erigida uma estátua em mármore branco, de Santa Bárbara, a Padroeira.
A escultura de 1,20m de altura representa aquela Santa com os seus símbolos: a palma e a torre. Assenta numa estreita placa de pedra um pouco acima do solo e tem por fundo um muro recortado – pintado de azul, com uma barra de pequenas pedras castanhas, ligadas por argamassa – coberto por tijoleiras.
A escultura saiu das oficinas da Marvintes – Esculturas em Mármores e Granitos, Lda., sediada em Avintes. O enquadramento e os arranjos dos espaços envolventes são da autoria da arquiteta Andreia Neves.
Imagem de Nossa Senhora de Fátima (Pregança)
Para comemorar a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ocorrida a 1 e 2 Maio de 1996, foi erigida no Largo do Poço, em local ajardinado, uma estátua em calcário branco com 1m de altura que assenta num plinto de mármore.
A estátua encontra-se enquadrada num fundo formado por um conjunto de três panos de parede. As laterais são um pouco obliquadas e recortadas na parte superior. Acompanhando esse recorte há uma faixa azul.
Nas paredes laterais encontram-se duas placas de granito preto com as seguintes inscrições dos lados direito e esquerdo, respetivamente: “ Aos 2 de Maio foi este monumento benzido e inaugurado pelo Sr. Padre Paulo Antunes na presença do Sr. Padre Luís da Costa e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Sérgio Cunha e da Comunidade Pregança”; “Visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, 1 e 2 Maio 1996”.
Imagem de Nossa Senhora de Fátima (Fonte Lima)
Na Rua S. Sebastião, num jardim que a ladeia, foi erigida uma estátua em pedra calcária reproduzindo a imagem tradicional da Nossa Senhora. Esta encontra-se colocada num plinto composto por três placas de pedra mármore. Como fundo existe uma parede de alvenaria levemente arqueada na parte superior. Dois grandes vasos de pedra ladeiam a estátua e uma floreira encostada à base do plinto ornamenta o monumento. Numa placa encontra-se a inscrição: “ Nossa Senhora do Rosário rogai por nós”.
Imagem de São Sebastião (Ventosa)
Na Rua da Escola, num recanto ajardinado, ergue-se a estátua de São Sebastião em pedra calcária branca. Tem cerca de 1m de altura e assenta num pedestal de mármore. É formada por três blocos e uma grande base com piso da mesma pedra. O monumento é circundado por uma parede com a parte superior em arco e com vários desnivelamentos. Na parte do lado direito encontra-se uma placa com a seguinte inscrição: “ S. Sebastião rogai pelo nosso povo”.
Nicho da Nossa Senhora dos Caminhos
Nos Casais de Santa Bárbara, entre os quilómetros 7 e 8 da EN247 Lourinhã-Ribamar, do lado direito, encontra-se o nicho erigido a Nossa Senhora dos Caminhos numa imagem em mármore. O atual nicho, construído pela respetiva Junta de Freguesia, veio substituir um outro erigido pela população e destruído aquando das obras do alargamento da estrada. A base assenta em duas placas de mármore paralelas em forma de uma pequena capela, com cerca de 40 cm de altura, e encosta-se a um muro de vedação de um jardim.
Memorial Padre António Marcelino
No lado esquerdo da frontaria da Igreja Matriz de Santa Bárbara foi erguida uma memória em pedra calcária, em forma de pirâmide quadrangular truncada, constituída por quarto blocos.
Nos dois blocos superiores foi colocado um painel de azulejos azuis e brancos com o retrato do homenageado, o Padre António Marcelino (natural de Ferrel e muitos anos padre daquela comunidade).
Sob o painel está uma placa de mármore com a seguinte inscrição: “Homenagem a reverendo senhor Padre António Marcelino. Nas bodas de prata da inauguração desta igreja de que foi o grande obreiro, 13 Agosto 1986.”
Património Civil
Cruzeiro da Marquiteira
Num pequeno jardim desta povoação – e para comemorar a criação da Freguesia de Santa Bárbara – foi erguido um cruzeiro de pedra. É constituído por base de três níveis, onde assenta o soco quadrangular, nascendo aí a cruz que é composta por três peças: haste vertical inferior, haste vertical superior e hastes horizontais (onde estão gravadas do lado direito as iniciais AM e no lado esquerdo PN). No soco encontra-se gravada a seguinte inscrição: “Fundação da Freguesia 1952”.
Cruzeiro de Pregança
Localizado mesmo em frente à Igreja de Santo Amaro, num enquadramento de dois triângulos sobrepostos, ergue-se uma grande cruz de pedra calcária branca, não apresentando qualquer inscrição ou data.
Cruzeiro da Fonte Lima
Próximo do Parque Natural da Fonte Lima ergue-se um cruzeiro em pedra calcária branca que assenta numa base de três degraus. Na fase do terceiro degrau está gravada a seguinte frase: “Por aqui passou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima – Fonte Lima agradecida av 3-5-96”
Fontes:
- Fonte de Santa Bárbara
- Fonte de Casais de Porto Dinheiro
- Fonte da Paz (Pregança)
- Fonte do Casal Vale da Cruz
- Fonte da Rua de Santo Amaro (Pregança)
- Fonte do Rio (Pregança)